Pedro Amorim Pereira

Site pessoal de opiniões, links úteis…

Iguana

Posted by virtualdark em 2006/03/13

Como sugerido pela "Meiguinha", vou falar da Iguana que tenho agora em casa
 
Foi-me dada porque o antigo dono ia mudar de casa e não a podia levar. Como a minha casa já é um jardim zoologico… mais um animal nao faz mal
 
Depois de uma pesquisa intensa, fiquei a saber muito sobre este animal interessante.
Quando veio para casa, à cerca de um mês, o verde dela era mais acinzentado. Modifiquei um pouco os habitos alimentares e comecei a "puxar" pelas cores dela
 
Agora está a ficar cada vez mais verde e a "barba" está a ficar alaranjada.
 
Ontem esteve pela primeira vez ao sol, enquanto eu cuidava dos bonsai. Apesar de já ter visto os caes aqui em casa… ontem mostrou-se muito agressiva com eles. Bufava e batia com a cauda numa actitude agressiva e de protecção. Fora esses episódios, portou-se muito bem… e quando se pegava nela até dava beijinhos .
É provavel que o antigo dono me dê um solario novo, que já tava encomendado. Maior e em vez de estar ao alto, vai estar no sentido horizontal. Isso é bom, assim ela fica com mais espaço para se "esticar" .
 
 
Já descobri que:
 – O fundo do solario, em vez de mica, usando casca de pinheiro, tenho mais vantagens. Mantem melhor o calor, elimina o problema de humidade e por isso do aparecimento de piolhitos que aparecem nos répteis. Ela gosta mais de escavar nas casacas do que fazia na mica🙂
 – Adora alface, pimento doce, maça e nabo. Come mas evita se tiver outra coisa:  a cenoura a pera e couve.
 – Se a comida estiver perto da fonte de calor, come mais do que se a colocar num nível mais baixo. Preguiçosa? Talvez! Água bebe muita🙂
 
 
A "Lipinha" perguntou se a Iguana tem nome, tem🙂 chama-se: GO’ZILA (Le-se gojila), quer dizer Lagarto Grande em Japones. Hehehe
 
 
A seguir algumas fotos. A primeira e segunda foto à duas semanas, as outras duas fotos ontem. Pode-se verificar a diferença na cor, em duas semanas.

12 Respostas to “Iguana”

  1. Ruben said

    Boas, queria fazer uma pergunta , pode parecer estupida, mas foi uma duvida que tive, quando ele esta no nosso ombro , nao ha probabilidade de ela fazer as necessidades? e ela é capaz de estar uma tarde inteira no nosso ombro ou em convivo com as pessoas?

    Brigado

    • Sim, e possivel estar no ombro uma tarde toda se se sentir segura e quente, senao tentara sair e procurar um local melhor. Quantos as necessidades depende da iguana, a minha quando queria fazer algo saia do meu ombro e ia ao caixote de serrim.
      Notei que ela fazia necessidades sempre num sitio e coloquei um caixote com serrim. Ela continuou a fazer ali, depois fui movendo o caixote 1mt por semana ate estar onde eu queria. Passou a fazer no novo local sem problema.
      A minha era limpinha, mas conheço quem as considere porquinhas e que fazem em todos os locais!

  2. Guilherme Maria said

    tambem gostava de ter uma iguana!

  3. Pedro said

    Resposta a um leitor:
     
    Ola🙂
    Novitas e pequenas é melhor para ambientação a um novo dono. Quando sao mais adultas stressam muito até se ambientarem.Deves ter espaço para ela. Elas gostam de trepar.Muito importante é dar-lhe calor e luz solar (ou lampada que a simule). Pois elas nao conseguem sintetizar a vitamina D e ficam doentes e morrem se nao a tiverem.Alimentação, dà-lhes vegetais, cuidado com carnes cruas. Insectos podes dar.Gema de ovo cozido é gulusei-ma e só deve ser dada de longe a longe, e no tempo mais frio. A gema tem colesterol e tem de se ter cuidado.Gostam de frutas… nao dar pessego nem melao.Tem de ter água limpa sempre disponível.Habitua-a a estar perto de ti. Caso contrario ela vai fugir sempre que tentares pegar nela.Apesar de ser um reptil, é mesmo muito inteligente. Aprendem muita coisa, principalmente as "manias" dos donos. Por exemplo das alface e um dia das pera e elagosta. No dia a seguir das alface e ela nao come… está a testar-te. Se lhe deres peraela dificilmente vai voltar à alface… ela "treinou-te" ;-)Tem de ser ao contrario. :-)  Retiras a alface e das nova. Ela tendo fome come.Da cenoura, maça, couve (pouca), ervilhas cozidas (adoram).Tens de limpar a "gaiola" uma vez por semana no minimo. De preferencia a cada 3 dias.A minha vai ao jornal como os gatos, foi habituada a isso.Se repares que ela faz as necessidades num local, coloca um jornal lá. E vai sempre mudando.O terrario é boa ideia… mas lembra-te que ela vai crescer e vai ter entre 1mt e 1,5mt desde a cabeça à cauda (depende da sub-especie), algumas, raramente podem chegar aos 2mt. Mas de corpo é cerca de 1mt. A cauda é que tem tendencia a crescer mais.Haaaa… elas defendem-se muito com a cauda… é um autentico chicote.Por isso a gastar dinheiro num, compra já um grande.Eu inicialmente adaptei um armário grande. Depois acabei por construir um terrario.Um amigo tem uma que tem mais sorte, tem um quarto de 2mt por 3mt só para ela :-)O importante e onde vais gastar dinheiro é no aquecedor (proprio) de cerâmica, pois elas nao suportam o frio. e na lampada solarNao sei ao certo quanto estará agora tudo, mas gastas à volta de 50€.Vê bem como as coisas são na casa dos animais…O Casquilho do aquecedor termico é de cerâmica e consegues mais barato numacasa de coisas eletricas.A lampada, podes comprar o suporte tambem na mesma casa eletrica e compras alampada na casa de animais.O terrario convem ter uma area horizontal para ela descansar e onde apanha os "banhos de sol" e calor.A comida e agua convem estar separada dessa area para nao apanhar calor.Elas gostam de trepar e sentir-se altas.

  4. Cristininha said

    Olaaaaa amiguinho… Está na altura de colocar outro post não?!? Andas muito preguiçoso ultimamente… ehehehehehehe
    E então a iguana como se tem dado?!? Os dias também não têm estado grande coisa para ela sair, mas hoje como está solinho podes andar com ela… ;-)))))) Mete-me um bocado de confusão essa parte, de andar com um "bichinho" daqueles ao colo ou no ombro ;-)))))))))
    Bom, desejo-te um óptimo domingo e fico à espera de mais novidades, eu vou passando por cá para ver…
     
    Beijinhos
     
    Meiguinha

  5. Pedro said

    Ola Mary… eu estava distraido🙂 não tinha lido o teu comentario…🙂
    De uma só vez, ao que parece pode por uns 10 ovos, talvez mais um pouco. Porém só se as condições foprem optimas é quer nascem todos, geralmente só nasce menos de metade!
    A Inês ao inicio chamava-lhe "camaleão", heheMas não liga muito, se bem que de vez em quando a vai ver.
    Beijinhos
     

  6. Maria said

    Ah ;-))
     
    Que engraçado, e já agora numa de continuação de perguntas dificeis (desculpa OK), quantas "iguanazinhas" podem nascer de um só "parto"??
    E a Inês, como tem reagido à  nova compincha??
     
    Beijinhos e fica bem…

  7. Pedro said

    Olaaa Mary
     
    Nao sei se é femea ou macho. Quer dizer, nao sei identificar. Quem me deu disse que é fêmea. De qualquer modo o nome dá para ambos os casos😉
    Tem uns 70 cm, depois posso medir… peso nao sei mesmo🙂 As balanças aqui em casa não ajudam muito🙂
    Idade, apenas se sabe que tem mais de 8 anos.
    Não tenho a certeza de quanto tempo vivem as iguanas, mas encontrei uma página na net que diz que uma tem 21 anos.
    Esta já é adulta e ainda pode crescer, se bem que não deve crescer muito mais. Mas como aqui em casa os animais têm tendencia para viver o dobro da idade e crescerem mais do que é suposto ser normal… agora só o tempo me dirá🙂
    Quando fica zangada bufa como os gatos e bate com a cauda no chão, numa tentativa de assustar quem tá à volta. Quando não resulta morde… e tem uns dentes que parecem os de uma piranha… se bem que muito mais pequenos, podem deixar uma marca na pele😉
    Ela tomou vacinas quando veio para portugal. Tinha veterinario, agora tem outro… mais perto de minha casa.
    Uma iguana fica gravida de ovos. E acho que até os pôr são uns 3 meses de gestação.🙂
    Beijinho
     
    Pedro

  8. Maria said

    OOhh
     
    Fiquei curiosa, afinal venho aqui e não me respondes…
    Amanhã à mesma hora passo por aqui.
    OK ?!? ;-))
     
    Beijinhos e fica bem…

  9. Maria said

    Bem, depois de ler a tua descrisão e os dois comentários nem sei o que dizer…gostei muito do nome dela.
    É isso…como sabes que é uma menina??
    Tudo que disseste é muito interessante, mas já agora, como sabes que é uma menina?
    Qual o tamanho dela?
    O peso?
    E a idade?
    Qual é o tempo de vida de uma iguana?
    Ainda é pequenina, ou já é adulta?
    Ainda vai crescer mais?
    Quando arreliada o que é que ela pode fazer?
    Precisa de tomar vacinas ou não?
    E já agora, quanto tempo é a "gravidez" de uma iguana?
    Bem por agora acho que é tudo. ;))
     
     
    Beijinhos e fica bem

  10. Cristininha said

    Olá Pedro…
    Estou a ver que seguiste o meu conselho… Foi uma óptima ideia para um post, como vês conseguiste colocar uma grande quantidade de informação…
    Estou a ver que estás a gostar da iguana… Fazes bem, apesar de ao olhar para as fotos não achar muita piada, tu dizes que ela até dá beijinhos por isso deve ser calminha…
    Em relação ao facto da mudança de alimentação alterar as cores da iguana, por acaso também não sabia, mas torna-se sempre uma informação interessante… Podes sempre controlar a cores que queres que ela obtenha…
    Espero que trates bem dela… ;-))))))))))))))))
     
    Vá fico à espera de mais post novinhos, mas já é um bom princípio teres colocado este… Andas com preguiçita era?!?
    ehehehehehehehe
     
    Beijinhos e continuação de uma óptima semana…

  11. Magna said

    Oláaaa! Bem passei p aki e n pude deixar d comentar!🙂 Bem, quando eu li q tinhas adoptado uma iguana, até ai tudo bem.. axo q o problema foi a ideia q eu tinha d iguana, ou seja, um reptil verde, tipo lagarto mas nao desse tamanho q vi nas fotos! Meu Deus! É enorme! E ainda dizes q t deu beijinhos?! :p Vê lá s numa d beijinhos ainda levas uma dentadinha amorosa :p lol Mas axo q fizeste bem em ficar cm ela, cmo qq animal tb precisa d carinho, atençao, ou seja, dum lar.. mt bem🙂
     
    bjinhos e aguardo noticias da iguana, e q tal dares-lhe um nome? (se é q ja n tem.. s tiver partilha aki cm o pessoal ;))
     
    Lipinha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: