Pedro Amorim Pereira

Site pessoal de opiniões, links úteis…

A Carroça

Posted by virtualdark em 2005/10/08

A Carroça

Uma das grandes preocupações do meu avô quando era pequeno, consistia em fazer-me compreender o quanto a cortesia é importante na vida.

Por várias vezes percebia o quanto lhe desagradava o hábito que têm certas pessoas, de interromper a conversa quando alguém estava a falar. Eu, especialmente, incidia muitas vezes nesse erro, embora visivelmente aborrecido, ele, entretanto, nunca ralhou comigo por causa disso, o que me surpreendia bastante.

Certa manhã muito cedo, o meu avô convidou-me para ir ao mato na frente de casa para se ouvir o cantar dos pássaros melhor. Acedi com grande alegria e lá fomos nós, humedecendo os nossos sapatos com o orvalho da relva.

Ele  parou numa clareira e, depois de um pequeno silêncio, perguntou- me:
– Estás a ouvir alguma coisa para além do canto dos pássaros?

Apurei o ouvido alguns segundos e respondi:
– Estou a ouvir o barulho de uma carroça que deve estar a descer pela estrada.

– Isso mesmo…disse ele. É uma carroça vazia. Sabes porquê?
– Não, respondi intrigado.

Então, o meu avô pôs-me a mão no ombro e olhou bem no fundo dos meus olhos, E disse:
– Por causa do barulho que faz. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz.

Não disse mais nada, porém deu-me muito em que pensar. Tornei-me adulto E, ainda hoje, quando vejo uma pessoa tagarela e inoportuna, interrompendo intempestivamente a conversa, ou quando eu mesmo, por distração, vejo-me prestes a fazer o mesmo, imediatamente tenho a impressão de estar a ouvir a voz do meu avô soando na clareira daquela mata e ensinando-me:

Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz!

3 Respostas to “A Carroça”

  1. Pedro said

    Que exagero… aprende-se informática com qualquer idade :-)Sim é verdade meiguinha… alguns falam, falam… falam, falam… e não dizem nada… e depois o país fica asssim… pois é…😉 heheheheAbraço para elee beijinho para ela

  2. Maria said

    Realmente, gostei muito do teu comentário.Ok Pedro, tu realmente consegues me surpreender todos os dias, continua assim, és um tipo porreiro e com muita classe, pena eu já não ter a tua idade, para aprender a fazer os malabarismo informáticos que tu fazes.

  3. Cristininha said

    Olá boa tarde…Realmente o teu avô tem razão, eu também detesto pessoas que nã se calam e que se estão sempre a meter nas conversas dos outros… Mas infelizmente não somos todos iguais, uns falam demais outros falam de menos…Enfim… É assim a vida… ehehehBeijinhos

Deixe uma Resposta

