Pedro Amorim Pereira

Site pessoal de opiniões, links úteis…

Eu um robot?

Posted by virtualdark em 2005/09/05

Há uns anos atras eu adorava o Mirc. Na altura trabalhava na Universidade e como era demasiado eficiente… tinha muito tempo livre nas mãos! Guardei algumas conversas interessantes da altura.
 
Nao tinha sorte nenhuma nas conversas, ora vejam uma delas  (Eu sou o Virtual):
 
Su: Ola, onde estas? Quantos anos tens?
Virtual: Porto, 23 e tu?
Su: Gaia, 23. Que fazes?
Virtual: Tec. Informatica e estudo. E tu?
Su: Ah Ta bem. Tchau
 
Pois… Ser Tecnico ou Estudar pelos vistos é uma chatice!
Numa delas fiz-me passar pelo Guarda-Costas de uma celebridade, aqui fica a conversa traduzida de Ingles para Portugues:
 
Jonesi: Ola!
Virtual: Ola!
Jodesi: Quem és tu? Homem? Mulher? Que fazes?
Virtual: Chamo-me Mike. Homem. Sou guarda costas… e tu?
Jodesi: Wau… Guarda costas? Estas Onde? Sou a Lynn e estudo para ser actriz.
Virtual: Sim. California e tu?
Jodesi: Dallas. Guarda Costas de alguem famoso?
Virtual: Sim, da Madonna. Olha, tenho de ir.
Jodesi: Madonna? Oh Meu Deus. Volta!!!!
Jodesi: Temos que nos conhecer. VOLTA.
 
Pois… enfim… não me lembro o que tive de fazer na altura… mas acabou ali a conversa.
A pior foi a de no chat julgarem que eu era o BOT (automatismo de conversa – resposta automatica) do canal mirc:
 
Joao: Ola bot. Consegues responder?
Virtual: Ola. Eu não sou um bot!
Joao: Claro que és, vi a tua identificação online.
Virtual: ok, mas acho que me confundiste com alguem!
Joao: Ves, essa resposta é tipica de um bot
Virtual: Nao, eu sou humano
Joao: Sim pois.
Joao: Sexo.
Virtual: Nao estou interessado em conversas sobre sexo

Joao: Ves, resposta tipica de um bot, eu sabia, és um bot.
Virtual: Sou humano.
 
A noticia espalhou-se e em pouco tempo o meu nick era tido como um bot, respondesse eu o que respondesse!
 
Virtual: A serio, sou humano. Pergunta-me o que quiseres!
Xana: ok
Xana: Porque gostas de musica?
Virtual: Hmm. Nunca pensei nisso!
Virtual: Acho que não tenho uma boa resposta para a tua pergunta. Pergunta outra coisa.
Xana: Porra! És pior que a Eliza.

 
Eliza era um programa "psicologo" de Inteligencia Artificial ao qual se faziam perguntas e ela respondia de forma "inteligente". Depois de uma pesquiza na Net encontrei e instalei o programa Eliza e decidi descobrir o quão automatico eu era! :
 
Eliza: Ola! Sou a Eliza.
Virtual: Ola
Eliza: Como está hoje… De que quer falar?
Virtual: As pessoas julgam que sou um Bot!

Eliza: À quanto tempo é um Bot?
Virtual: Eu não sou um Bot.

Eliza: Acha que é normal o facto de que não é um bot?
Virtual: Está a dizer que não sou normal?

Eliza: Talvez nas suas fantasias esteja a pensar que não é normal?
Virtual: Nao, só quero ser humano.
Eliza: E se nunca for humano?
 
 
E se eu nunca for humano? Boa pergunta! O que será que significa não existir na cabeça das outras pessoas? Não só falhei como ser humano inteligente, como não consegui passar no teste de inteligencia artificial! Até a Eliza parece confusa! "À quanto tempo é um Bot?"
E se eu não sou inteligente? E se eu não for sequer Inteligencia Artificial? E se eu nunca conseguir ser humano?
Bom, pelo menos passo por guarda-costas de uma celebridade!

Deixe uma Resposta

 
